Amargos como os Frutos / Paula Tavares

22/07/2014 22:56

"Cresce comigo, o boi com que vão me trocar."

Amargos como os frutos. Poesia reunida; é uma coletânea de 6 livros: Ritos de passagem (1985), O lago da lua (1999), Dizes-me coisas amargas como os frutos (2001), Ex-votos (2003), Manual para amantes desesperados (2007) e Como velas finas na terra (2010).

A poesia de Ana Paula é um chamamento feminino aos sentidos. Quando um homem faz poesia para a mulher, olha-a de fora. Para o poeta isso não é tão difícil porque ele lavra no terreno do imaginário. A mulher que o homem poetiza é a que ele vê, não a que ele sente. É aquela que ele deseja, então tem um pouco do masculino de si mesmo. Enquanto musa, a mulher é idealizada e por isso mesmo uma mulher impossível, tão perfeita quanto criativo possa ser o querer.

Em "Amargos Como os Frutos", a mulher é real. Sofre a opressão dos costumes, tem suas angústias, e cuida das próprias cicatrizes com determinação e coragem. Na sensualidade, na delicadeza, no sabor e fertilidade do fruto mulher, há esse amargo íntimo que não é próprio de sua essência. E nesse reconhecimento aflora sua liberdade coletiva.

Paula Tavares não faz da relação homem/mulher, uma oposição entre sexos, embora a crítica contundente e sutil denuncie sua condição de submissão ao homem. O que ela faz é dizer a ele que se reconhece nos seus desejos, possuída como ele, de sensações. E que o deseja também. E que desse encontro, renasce nele como sua maior inspiração para viver.

O cenário é de uma Angola recém liberta do colonialismo português, acorrentada aos seus simbolismos, instrumentos que a autora utiliza como "Rito de Passagem", para uma mulher consciente de sua condição, mas lúcida e capaz de se conduzir sem os instrumentos que orientam os rebanhos.

Estão presentes; a terra, os animais, os frutos, os rituais e o corpo erotizado da mulher que ora se abre em sementes, ou despe a pele aos fiapos; doce, úmida nos seus cheiros, suave ao paladar.

Há porém uma aura sagrada nessa mulher Africana, que a remete à mais profunda individualidade para emergir sem culpa de sua feminilidade.

É uma obra sedutora e saborosa. Servirá de reflexão ao homem; uma outra inspiração ao que se fez poeta, nessa linguagem da alma feminina. E será reconhecida por qualquer mulher, livre ou não de estigmas, mas sempre cúmplice desse lirismo.

Merece destaque, as ilustrações (no primeiro livro: Ritos de Passagem) de José Luandino Vieira; a releitura de Paula Tavares - por um também escritor português - através de manchas de café e tinta-da-china.

 

... algumas poesias

"Desossaste-me

cuidadosamente

inscrevendo-me

no teu universo

como uma ferida

uma prótese perfeita

maldita necessária

conduziste todas as minhas veias

para que desaguassem

nas ruas

sem remédio

meio pulmão respira em ti

o outro, que me lembre

mal existe

Hoje levantei-me cedo

pintei de tacula e água fria

o corpo acesso

não bato a manteiga

não ponho o cinto

vou

para o sul saltar o cercado

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Devia olhar o rei

Mas foi o escravo que chegou

Para me semear o corpo de erva rasteira

Devia sentar-me na cadeira ao lado do rei

Mas foi no chão que deixei a marca do meu corpo

Penteei-me para o rei

Mas foi ao escravo que dei as tranças do meu cabelo

O escravo era novo

Tinha um corpo perfeito

As mãos feitas para a taça dos meus seios

Devia olhar o rei

Mas baixei a cabeça

Doce terna

Diante do escravo.

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

O meu amado chega e enquanto despe as sandálias de couro

marca com o seu perfume as fronteiras do meu quarto.

Solta a mão e cria barcos sem rumo no meu corpo.

Planta árvores de seiva e folhas.

dorme sobre o cansaço

embalado pelo momento breve da esperança.

Traz-me laranjas. Divide comigo os intervalos da vida.

depois parte.

............................................................................................

Deixa perdidas como um sonho as belas sandálias de couro.

O autor e a Obra

Paula Tavares

 Capa: Mariana Newlands 

  ISBN: 978-85-347-0466-3
  Idioma: português 
  Encadernação: Brochura
  Altura: 21 cm
  Largura: 14 cm
  Edição:
  Ano de Lançamento: 1985
  Número de páginas: 288
  Editora: Pallas
  Gênero: Poesia

Contato